quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Sun libera Java DVT e abre caminho para certificação do Ginga pela ABNT

A Sun Microsystems anunciou nesta semana, que entregou ao Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital a especificação Java DVT para Ginga-J, abrindo caminho para que a tecnologia seja certificada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Na prática, a oficialização do Java DVT tira do caminho problemas enfrentados em última hora pelos grupos responsáveis pelo desenvolvimento do middleware Ginga, a ser usado nos conversores para a interatividade da TV Digital no Brasil.

O desenvolvimento esbarrou no detalhamento raso sobre licenças presentes nas especificações Globally Executable MHP (GEM), o que poderia representar a exigência de royalties após a oficialização do Open-Ginga.

Em março, o Fórum SBTVD e a Sun fecharam parceria para a recriação de trechos sem a garantia de falta de direito autoral.

Com o Java DVT, a Sun reescreveu trechos da especificação já prontos no GEM para fugir de qualquer possível problema jurídico que poderia enfrentar frente a royalties com o uso da especificação, em uso durante os testes do Ginga no Brasil.

Com a oficialização, o Java DVT deverá ser repassado do Fórum SBTVD para a ABNT, que deverá certificar a especificação para que a tecnologia aberta seja oficializada como padrão na criação de ferramentas de interatividade na TV Digital brasileira.

A partir do momento em que a ABNT certificar o Java DVT, o Open-Ginga será distribuído para fabricantes de equipamentos, como conversores ou TVs, para que haja a integração customizada segundo cada empresa em seus aparelhos.

Cogitado até mesmo para ser lançado integrado a conversores na estréia da TV Digital no Brasil, em dezembro de 2007, o Ginga sofreu sucessivos atrasados e o Fórum SBTVD cogita que a interatividade estará disponível.

Fonte: IDG Now!