quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

TV Digital: marque a consulta no SUS pelo controle remoto

Aplicações interativas desenvolvidas pelo CPqD para o governo devem começar a ser transmitidas agora, no mês de março.

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPQD) vai disponibilizar conteúdos interativos e acesso códigos de desenvolvimento de aplicativos para a TV digital em março, segundo o Ministério das Comunicações. Um dos novos serviços é o "IncluaSaúde", em que o telespectador poderá marcar consultas por meio do SUS (Sistema Unidos de Saúde) em um posto de saúde para si mesmo e seus dependentes diretamente na TV.

A programação interativa será transmitida inicialmente pela emissora governamental EBC (Empresa Brasileira de Comunicação), mas serão abertos e disponíveis nos demais canais.

Entre os demais conteúdos interativos oferecidos pelo CPQD para TV Digital estão aplicativos de previsão do tempo, vagas de empregos, notícias, comércio na TV, jogos e até mesmo bate-papo com funcionalidades de rede social.

O aplicativo "PrevidênciaFácil", por exemplo, deve oferecer a visualização de informações e documentos necessários para a obtenção de aposentadoria por idade, tempo de serviço ou invalidez, utilizando dados adaptados do site da Previdência Social para a plataforma de TV.

O CPQD afirmou que vai lançar a programação interativa não apenas para a plataforma Ginga, que será obrigatória em 75% dos televisores com tela de cristal líquido a partir de 2013, mas também para um sistemas usados por prefeituras, serviços de vagas de emprego, entre outros.

De acordo com o Ministério das Comunicações, o projeto SMTVI (Serviços Multiplataforma de TV Interativa) está em fase final de desenvolvimento e os resultados estão previstas para março, abril e maio desse ano.

Desenvolvimento

O CPQD afirmou que irá oferecer uma biblioteca de componentes de software, com trechos de código independentes e com funcionalidades de criação e navegação de telas para aplicações interativas para a TV Digital.

O Ministério das Comunicações informou que o CPQD vai disponibilizar também ferramentas para o desenvolvimento de aplicativos para TV Digital. A ferramenta para o ambiente Ginga da TV Digital permite o acesso a técnicas e mecanismos de criação de conteúdos multimídia interativos.

Também serão oferecidas recomendações de usabilidade que reúnem as principais descobertas e melhores práticas de design para o desenvolvimento e a avaliação de serviços para TV Digital Interativa.

Fonte: Sambaqui TVDi