terça-feira, 30 de março de 2010

Google lança canal no Youtube de olho na Copa do Mundo

A empresa de buscas aliou-se a Sony Music e a ESPN para criar um canal de cobertura interativa dos bastidores do Mundial de Futebol

A estratégia do Google para tirar proveito do aumento de tráfego no período da Copa do Mundo da África do Sul passa pelo Youtube. A empresa de buscas aliou-se a Sony Music e a ESPN para criar um canal de cobertura dos bastidores do Mundial dentro de sua plataforma de vídeos. Segundo Alex Dias, diretor-geral da companhia no Brasil, trata-se da principal ação da empresa para o evento. "O resto (das ações) serão reativas", afirma.

Batizado de "Palpita Brasil", o site já se encontra disponível no Youtube. Enquanto o Google entra com a plataforma, a ESPN fornecerá parte do conteúdo jornalístico e a Sony promoverá um concurso para criar um "hino" da Copa sobre uma música da artista de axé Claudia Leitte. Skol,Vivo e Volkswagen entram como patrocinadoras "Premium" do projeto.

O canal não transmitirá jogos e ainda terá restrição de uso de imagens. Para driblar tal questão, a iniciativa prevê em transformar a plataforma de vídeos em uma espécie de rede social, no contexto amplo do conceito. Além das reportagens produzidas pelos jornalistas da ESPN, a companhia aposta em conteúdo sobre o Mundial de Seleções gerado pelo internauta, que podem ser submetidos a avaliação de um filtro de moderação da empresa para compor a programação do canal.

De acordo com o Google, o Youtube funcionará como um hub central do projeto que terá em outras frentes integração com links de aplicativos ligando a plataforma de vídeos ao Orkut e mashups do Maps.

Para completar a estratégia a companhia criou uma iniciativa para promover as ferramentas AdWords e Display dentro de um hotsite batizado de "Fanáticos por Resultados F.C.". Enquanto os patrocinadores "Premium" do canal focado na Copa do Mundo aparecem no topo da página, empresas de menor porte podem tirar proveito da visibilidade gerada pelos links patrocinados, vendidos pelo Google.

Dias não revela as expectativas de retorno da iniciativa. O executivo cita que eventos do porte de um campeonato mundial de futebol revertem muito tráfego na web e avalia que essa será a primeira Copa com participação mais madura da companhia de buscas.

Fonte: IT Web