segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Pioneiro e popular, Blogger faz dez anos

O Blogger, ferramenta de publicação do Google, completou dez anos nesse domingo (23 de Agosto de 2009) como a principal responsável por levar os blogs para além do público iniciado na rede.

Em 23 de agosto de 1999, a Pyra Labs lançou a versão de testes de uma ferramenta para blogs que automatizava processos, como integrar fotos e links no conteúdo, e apresentava uma interface muito semelhante à de editores de texto.

Em setembro, o Blogger foi oficialmente lançado, como explica o cofundador do serviço, Evan Willians, em seu blog EvHead.

Ainda que tenha popularizado a atividade de “blogar”, o serviço, no entanto, não foi o primeiro: um mês antes do seu lançamento, a desenvolvedora Pitas divulgou um serviço similar para blogs.

O Blogger permitiu que usuários sem qualquer conhecimento técnico começassem seus blogs. Na época, o registro de links interessantes ou relatos pessoais eram formatados por programadores ou entusiastas em páginas direto no código HTML.

Menos de quatro anos depois, em fevereiro de 2003, o Google pagou uma quantia não divulgada para comprar a Pyra Labs, como anunciou em seu blog a outra cofundadora, Meg Hourihan, e tornar gratuitas funções avançadas da plataforma de blogs, o que também ajudou a dar visibilidade ao Blogger.

Em setembro de 2004, Willians anunciou que deixaria o Google e o desenvolvimento do Blogger para se concentrar em outros projetos pessoais. Um desses projetos se tornou a ferramenta de microblog Twitter, fundada junto a Biz Stone e Jack Dorsey.

Antes da compra do Google, a Pyra Labs fechou seu único contrato de licenciamento local do Blogger com o portal brasileiro Globo.com (em acordo sobre o qual nenhum dos lados fala oficialmente), que aproveitou programas da TV Globo para alavancar o lançamento da sua versão brasileira do Blogger.

Além de usar a plataforma como maneira de expressão por parte dos participantes do primeiro Big Brother Brasil, blogs para dois personagens da novela “O Beijo do Vampiro” foram criados como forma de prolongar a narrativa além da TV e chamar a audiência para o novo serviço.

O vampiro Bóris Vladescu, interpretado por Tarcísio Meira, e o estudante Zeca, interpretado por Kayky Brito, tinham seus diários escritos por redatores como forma de acompanhar o desenrolar da trama em posts que contextualizavam as descobertas feitas no folhetim

O Brasil é o segundo país no ranking de popularidade do Blogger, atrás apenas dos Estados Unidos. Turquia, Espanha, Canadá e Reino Unido completam a lista divulgada pelo Google.

A facilidade em publicar conteúdo por qualquer perfil de usuário fez com que o blog deixasse de lado seu uso majoritário como filtro para outros links interessantes, evoluiu para registros pessoais (similarmente aos diários pessoais) e, consequentemente, para uma infinidade de outros propósitos.

Fonte: IDGF Now!