sábado, 6 de setembro de 2008

Tela preta para piratas do Windows XP

O cerco para cópias ilegais do Windows XP se fecha
 
A partir de setembro, as cópias piratas brasileiras do sistema operacional Windows XP vão exibir uma tela preta no lugar do ambiente desktop – aquela imagem de fundo personalizada, normalmente, com fotos ao gosto do usuário. Pois junto ao novo pacote de atualização que vem por aí, está um programinha capaz de detectar se a cópia é legal ou não. Se não for, o usuário será convidado a regularizar sua situação junto à Microsoft e, enquanto isso não acontecer, terá de conviver com a tela preta. 

O recurso, de acordo com Ricardo Wagner, gerente de produtos Windows da Microsoft Brasil, não é uma punição, mas um alerta aos usuários. “Sabemos que muitos proprietários de cópias ilegais não agem de má-fé, mas são, na verdade, vítimas da pirataria. Acham que estão com o produto original, mas podem ter sido enganados por quem instalou o sistema. O objetivo é que essas pessoas possam saber disso e tomar as providências adequadas,” 

Wagner garante que nenhuma outra funcionalidade do sistema operacional será prejudicada com o pacote –a única alteração será a tela preta na área de trabalho: “Todos os dados pessoais dos usuários continuarão intocados por parte da Microsoft e ele não perderá quaisquer informações por conta da instalação desse pacote”. Segundo ele, esta é a quarta onda de notificações do Windows XP, com o objetivo de comunicar, aos usuários, os riscos do uso de softwares piratas. 

O QUE FAZER? Uma vez constatado que a cópia é ilegal, a Microsoft oferece três alternativas ao usuário. A primeira é comprar uma licença de regularização do sistema, no próprio site da empresa. Com preços entre R$ 300 e R$ 600, as licenças para o Windows XP podem ser compradas on-line e o código, ativado a partir da própria cópia instalada. 

Até janeiro de 2009, será possível ainda comprar o XP dessa forma – daí em diante, somente o Vista estará disponível. O sistema operacional já foi descontinuado para grandes fabricantes em junho. As outras duas opções são procurar o vendedor do PC para checar se não houve problemas na instalação ou o canal autorizado, para comprar a licença pessoalmente.

Fonte: Estado de Minas